quinta-feira, 26 de março de 2020

Posicionamento COSAD para as famílias


Rio de Janeiro, 26 de março de 2020.

Circular nº 003/2020
Assunto: Atividades domiciliares
Aos Sr. Pais e/ou Responsáveis

O momento que estamos atravessando, com o fechamento das escolas de todo o país como medida de contenção da pandemia causada pelo Covid - 19 é singular e traz consigo a necessidade de tomarmos decisões que jamais enfrentamos em nossa atividade.
Como se não bastasse, ainda é preciso considerar as decisões distintas que foram adotadas pelas Secretarias Estaduais de Educação.
Desde o início da suspensão das aulas, o Colégio Santos Dumont tem adotado medidas no sentido de disponibilizar atividades pedagógicas virtuais aos nossos alunos, publicando e encaminhando exercícios e atividades a serem realizadas pelos mesmos com o apoio dos seus familiares.
No entanto, neste momento a Secretaria Estadual de Educação regulamentou através da Deliberação 376 de 25 de março de 2020 a organização das atividades escolares a serem realizadas pelos estudantes em regime especial domiciliar.
Assim, informamos que a partir da próxima segunda-feira, 30 de março de 2020, daremos sequência às nossas atividades pedagógicas através de um novo ambiente virtual de aprendizagem.
Portanto, em cumprimento a Deliberação 376 do CEE estão sendo adotadas as seguintes ações:
1. As atividades que serão disponibilizadas para os alunos do segmento da Educação Infantil ficarão disponíveis nos grupos do aplicativo WhatsApp, onde todos os responsáveis deverão participar juntamente com os professores e coordenação do segmento dos grupos criados com esse fim.
2. As atividades do segmento Fundamental I (1º ao 5º ano), Fundamental II (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio ficarão disponíveis no novo ambiente de aprendizagem - PLURALL - nossa plataforma de aprendizagem virtual que, entre inúmeros recursos, permite a realização de aulas síncronas (ao vivo). As aulas dos conteúdos propostos serão ministradas por nossos professores e estarão disponíveis neste ambiente digital. Todos os pais e alunos receberão informações de como acessar a plataforma e dar início ao acompanhamento das atividades de seus filhos.
3. A frequência dos alunos será apurada através do acesso/entrada na sala virtual de cada turma. Vale esclarecer que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) estabelece pontos quantitativos e qualitativos para a avaliação dos alunos. Assim, entendemos que a apuração da presença é ponto importante no processo de avaliação dos mesmos.
4. Divulgaremos através da nossa Coordenação o horário das aulas e atividades a serem realizadas no ambiente virtual. Dessa maneira, o professor irá ministrar a aula e o aplicativo apurará a frequência dos alunos presentes. O professor irá corrigir todas as atividades realizadas para que tenhamos o relatório de tudo o que foi proposto e participação dos alunos no encontro virtual.
5. Nosso Calendário letivo elaborado e publicado para 2020 será ajustado quando retornarmos com as nossas atividades presenciais.
6. As atividades domiciliares serão restritas ao período de excepcionalidade.
7. Utilizaremos os recursos tecnológicos disponíveis para o cumprimento dos Planos de Estudos propostos pelo nosso projeto pedagógico.
8. A plataforma de aprendizagem, os grupos de WhatsApp e nosso Agendão Virtual só terão assuntos e informações pedagógicas, não sendo permitido qualquer conversa ou informação alheia a esses assuntos.
9. Os Pais/Responsáveis devem consultar diariamente o Agendão disponível no portal da escola, no endereço www.cosad.com.br, pois poderemos enviar outras circulares com informações complementares.
10. A Coordenação também poderá transmitir através dos grupos de WhatsApp outros detalhes sobre a aplicabilidade das atividades que serão disponibilizadas.
11. As atividades (exercícios e trabalhos) deverão ser registradas nos cadernos dos alunos a fim de serem vistadas pelos professores no retorno das aulas presenciais.
12. Todas as instruções, bem como tutoriais também serão disponibilizados no Agendão no portal da escola.
Desejamos que tudo transcorra da melhor forma possível e que o aprendizado seja proveitoso. Não nos esqueçamos das boas práticas de higiene, do cuidado com os idosos das nossas famílias e de ficar em casa.
Oremos por nossa humanidade!
Estamos certos de que com a proteção divina, com força e sabedoria superaremos esse momento.
Conte conosco para tudo que for necessário!
Direção.